sábado, 8 de agosto de 2009

Você não é ateu: só não acredita em deus.

No meu último texto ateísta terminei dizendo que tenho orgulho de ser ateu. Recebi alguns e-mails e recados de MSN com a seguinte ideia: “Você não é ateu. Você só não acredita em deus, mas mesmo assim é um cara legal.”. (Lembrando que me recuso a escrever deus com letra maiúscula. Não vale o esforço de apertar a tecla shift.).

No entanto, antes de começar, gostaria de deixar bem claro que meu blogue não é ateísta. Eu sou ateu, mas o intuito do blogue não é ficar falando disso o tempo todo. Este espaço é para guardar minhas ideias, minhas críticas, meus textos de uma forma geral, sendo eles sobre assuntos ateístas ou não.

Mas voltando ao assunto e sendo bem sincero com todos os leitores, confesso que ri bastante, inicialmente. Mas depois de pensar melhor o riso se transformou em preocupação. É exatamente dessa preocupação que resolvi falar nessa produção.

Infelizmente meu orgulho ateu foi mal interpretado, com certeza por falta de conhecimento. Eu só gostaria de saber o que meus amigos pensaram quando leram que tenho esse orgulho. Leigos, por favor, tornem-se pessoas merecedoras de crédito! O mundo precisa que vocês façam isso.

Ser ateu é simplesmente não acreditar em deus. SÓ ISSO!!! Acredito que meus amigos e leitores mal informados tenham em mente que ser ateu é ser satânico, diabólico, mantenedor do diabo. Lembra do que falei sobre os leigos? Leia de novo, se precisar.

Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra. Nós ateus, não somente não acreditamos em deus como também em qualquer outra entidade sobrenatural, muito menos em diabo, capeta, mal, coisa ruim, tinhoso, vodoo, mau olhado, demônio (ou demo, para os mais íntimos).

Por favor, leia e responda com sinceridade essa parte retirada do último texto ateísta do blog: Incoerência é o cúmulo da falsidade

“O que tem a ver a crença em deus com ser uma pessoa boa? Eu não posso ter um bom comportamento? Não posso amar? Não posso ser sociável? Por não acreditar em seres sobrenaturais eu não posso ser uma pessoa normal, que ama, tem filhos, chora, ri, sorri, faz boas ações, ajuda as pessoas, etc., etc., etc.?” 

Se você responder que não, eu DESAFIO quem quer que seja a me explicar porquê. Eu garanto que não terá uma resposta decente.

Os ateus, de uma forma geral, criticam e são totalmente contra qualquer religião ou explicação religiosa sobre fatos humanos ou naturais. Enfim, os ateus só acreditam em uma única coisa: que tudo o que for sobrenatural e não científico é totalmente bobagem. Nós acreditamos que para tudo existe alguma forma de explicação mais lógica e racional, seja por pensamento lógico, crítico, científico (Física, Química, Biologia, etc.), histórico, geográfico, psicológico.

E não é porque algo que ainda não tem explicação que a resposta será: “deus quer assim e ponto final”. Um exemplo disso é a chuva. Rezava-se e fazia-se rituais para que deus, ou deuses mandassem chuvas. Pessoas e animais foram sacrificados em diversos desses rituais. Agora você ri e acha bobagem disso; um tremendo absurdo. Consegue concluir alguma coisa? Consegue ver alguma semelhança com o que estou escrevendo?

Muitas dessas pessoas leigas, como já dito, acabam interpretando equivocadamente que ateísmo é sinônimo de obscuridade e infelicidade; rebeldia e falta de coração.

Ser ateu é ser mentalmente independente. É não acreditar em tudo o que se conversa por aí. É correr atrás da informação comprovada. É ser muito mais feliz do que você, leigo, pode imaginar.

(Paulo Spachi)

4 comentários:

  1. Seria interessante você procurar tratamento psiquiátrico. Ser ateu não é o problema: ser contraditório entre o pensar e o agir é o mister do momento.
    Procura ajuda.
    Ah! E que DEUS te abençoe!

    Trajano Meias

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com nada. Primeiro que a fé é uma das melhores qualidades do ser humano. Fé é você não ser orgulhoso a ponto de pensar ser o que rege todo o universo, é encontrar refúgio em algo maior, que te protege e que te ama, e ter mais amor. Perceba, ateus são pessoas "mal amadas", são secas, frias e muitas vezes metidas.
    Além disso, existem certas comprovações de que algo superior a nós existe. A mais trivial é a grande dúvida: como surgiu o universo? Ateus falam que foi de particula em particula até tudo ser como é. Primeiro: Algo tem que ter surgido do nada. Algo só pode evoluir de alguma coisa pré existente, então mesmo que a teoria do big bang seja verdade, alguem criou o início de tudo.
    Segundo: Você não acha que o mundo, algo perfeito, que funciona tão bem possa realmente ter simplesmente "evoluido" de coisas tão simples? não. A existência de um Deus faz mais lógica

    ResponderExcluir
  3. É, eu acho que você não leu o texto todo. Você afirmou tudo o que eu expliquei que não era verdade no seu comentário. Mas tudo bem, vamos lá...

    Tudo bem que não concorde... Você não é obrigado a concordar com o que eu digo. Primeiro que em momento algum eu critiquei a fé! Eu critico a religião e a crença por acreditar. São totalmente diferentes de fé!

    Acho que você teria que ter uma informação maior sobre o ateísmo. Isso que você disse de ateu ser mal amado é ridículo. Tem muita gente transbordando religião e é mal amado. Posso somente citar o exemplo dos padres comedores de criancinhas? Se eles fossem tão bem amados assim, não precisariam fazer isso. Então seu argumento sobre ATEUS = MAL AMADO está totalmente furado! O médico Drauzio Varella é ateu, é um homem bem sucedido e faz um bem danado para os brasileiros. Será que ele é mal amado? Ele é seco e frio como você disse? Tenha absoluta certeza que se fosse, não estaria no patamar que está. Além disso tem muito médico cristão que nem faz exames em você, receita um remédio absurdamente caro e te maltrata no consultório... Sua afirmação é lastimável!!!!

    Certas comprovações de que algo maior existe? Olha, o Sol tem 1 milhão e 390 mil quilômetros de diâmetro. Dentro dele caberiam 1 milhão de planetas Terra e sua massa é 300 mil vezes maior que a do nosso planeta! E olha que o Sol é pequeno pra caramba (5ª grandeza)!!! Sim, eu tenho absoluta certeza que algo maior existe. Mas não venha com papo de que um ser espiritualmente supremo existe, que ele está em todos os lugares ao mesmo tempo e sabe de tudo o que acontece noite e dia. Até mesmo ele precisaria descansar, de acordo com sua crença, portanto, mais uma afirmação vergonhosamente contraditória da sua parte.

    Mas suas últimas linhas são, sem dúvida as mais absurdas e você mesmo vai perceber isso. Você disse que algo tem que ter surgido do nada e afirmou ser um absurdo que o universo veio de partícula em partícula. Desculpe, mas você possui pensamento lógico??? Por que o tal deus pode ter vindo do nada e o universo não? Você me faz rir. Outro absurdo que você disse é que algo só pode ter vindo de outro pré existente: por que deus não obedece essa afirmação que você mesmo disse? Você acabou de dizer que deus veio do nada… Você afirma que eu não tenho lógica, mas sinceramente você ganha de mim nessa coisa de não ter lógica. Você falhou vergonhosamente em seus argumentos!

    O mundo não é perfeito. Perfeição é um conceito de cada um. Tem gente que acha cactus bonito, tem gente que não. Então o próprio conceito de perfeição é falho! Reafirmo: o mundo não é perfeito! Se fosse não seria necessário evolução alguma, pois se algo evolui é porque não está perfeito. E se algo evolui, com certeza é porque veio de algo mais simples, oras!

    Francamente? Vai estudar!

    ResponderExcluir